Páginas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Escolhendo o inimigo certo

3719031867_8563d66ab7
A importância dos outros na construção do eu é um ótimo tema para discussão. Será que o outro age de forma positiva ou negativa no nosso ser? Provavelmente em certo ponto essa influencia pode se tornar negativa, mas somente se você não tomar cuidado.
Se você não se conhece, não conhece seu ser, nem suas vontades e desejos, você certamente estará mais vulnerável a influência continua dos outros na sua vida. Porque todos nós estamos condicionados a conceitos dos outros e em geral os outros não aceitam diferenças porque sempre estão ocupados demais em julgar e aprisionar nossa alma.
Em geral, os grandes gênios são aqueles que não sofrem qualquer influência de outrem recebendo assim espaço para ser original, para ser brilhante. Você pode fazer parte do ciclo de outros, do seu amigo, do seu funcionário, do seu patrão. Todos nós somos outros.
O filósofo alemão Nietzsche tem como base de que temos que abandonar as estruturas, ou seja, a sociedade, para podermos conhecer nosso eu e assim não estarmos sujeitos a fazer escolhas que convenham ao outro. Para ele o objetivo do outro é nos dominar, e o amor é uma das formas de dominação utilizadas.
Nietzsche acredita que seja preciso escolher o inimigo correto para se opor. Se você escolher o outro como seu inimigo você estará travando uma batalha com o inimigo errado, seu grande inimigo nessa historia é você mesmo.
A solução para tornar essa influencia totalmente positiva seria conhecer nosso eu para, depois, não ter que procurar nos outros um inimigo.

(Texto: Camilla de Oliveira – Oito de Outubro de 2008)

Nenhum comentário: