Páginas

sábado, 10 de janeiro de 2009

Rock'n'Roll - Introdução

Esse popular ritmo musical surgiu no começo da década de 50 nos Estados Unidos. Como já disse aqui, esse estilo musical deu impulso a uma série de outros tornando-se assim a forma dominante de música popular em todo o mundo.
O Rock'n'Roll surgiu da fusão do Country (baladas da população branca e pobre) e do Rhythm and Blues (fusão dos cantos de trabalho dos negros com Jazz instrumental urbano).
Inicialmente as músicas eram simples e de estilo dançante, dá pra se ver isso nas novelas de época por volta dos anos 50, aquelas lanchonetes em que os jovens se reuniam para dançar o Rock'n'Roll.
Os primeiros grandes cantores e compositores do Rock foram todos negros, apesar de serem descriminados, suas músicas eram as que mais faziam sucesso entre os jovens americanos. Dentre estes destacam-se :
Chuck Berry; Bill Haley e Little Richards.
A letra das canções, apresentadas sempre de forma informal e irreverente referiam-se ao mundo jovem, abordando temas comuns como amor, sexo, crises adolescentes e automóveis. AS músicas utilizavam muito os sons das palavras como percussão, por isso é que algumas músicas não fazem o menor sentido em sua letra, o som era o mais importante.
Elvis Presley (quem já não ouviu falar dele!? skaopkspak) foi o primeiro Grande Astro do Rock (e da emergente industria fonográfica), O Rei como foi denominado. Na verdade a importância de Elvis é musical, mas em grande parte pela sua cor, o rock era da maioria negra, e então surge um branco cantando rock, os mais conservadores e racistas então creditaram nele todo o gosto dela música, não pela sua capacidade mas pela sua cor, Chuck Berry a quem devia ter sido concedido o título de Rei, não tem sua importância negada mas mesmo assim, perdeu sua 'coroa' por causa da sua pele.
Aí então as gravadoras tornaram-se grandes impérios, e para aumentar a venda do rock descaracterizaram o movimento. No inicio da década de 60 com surgimento do rock inglês (The Beatles, quem nunca ouviu *o*, Rolling Stones os rebeldes de postura mais agressiva), que trouxe novamente a tona o rock dos velhos tempos.
A sonoridade das palavras volta a ser mais importante que o sentido delas, na tentativa de descrever o uso de drogas.
Surge Bob Dylan que ficou conhecido como o Folk Rock, que unia ritmos do Rock às baladas tradicionais da música Country [é dele a música do filme Hurricane, a música também chama Hurricane, a música é bem legal ^^], sua música encerrava uma mensagem política numa linguagem poética.
As letras das músicas passaram abordar os mais variados assuntos. A música também passou por um maior processo de elaboração, surgindo com isso os grandes solistas, sobretudo guitarristas, e arranjos com longas partes instrumentais complexas.
Na década de 1970 começam a surgir inúmeros subgêneros, como o rock progressivo, technopop, art rock, heavy metal, punk rock, glitter, e o pop rock. E após isso, ao surgimentos desses subgêneros do rock chegamos nos dias atuais.

A partir de aqui irei postar as variações do Rock...Próximos posts:
- Rock 50s ( o rock dos anos 50)
- Rock 60s (o rock dos anos 60 )
- Rock 70s ( anos 70)
- Rock 80s ( anos 80)
- Rock 90s ( anos 90)
- Rock Rock Century 21 (o rock dos dias atuais)

Queria agradecer aos comentários ^^ Muito obrigada ! Espero que estejam gostando do blog.
E um recado; Entre esses posts do especial eu também irei postar outras coisas, por isso se você estiver procurando pelas partes do Especial Rock, ao lado na parte de marcadores você pode encontra-las no marcador de "especiais".
Beijos e boa tarde pra vocês ;*

Nenhum comentário: