Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Dando um tempo...

O conto é "O Último Dia de Um Poeta" de Machado de Assis.

" Onde foi agora esse tempo? Passou como passaram as folhas de todos estes arbustos;
mas os arbustos, se perderam umas ganharam outras, e nem houve, neste abençoado
clima, espaço algum entre a queda das primeiras e o abrir das últimas. Só em mim, ilusões e esperanças que me caíram uma vez, não me renasceram mais, e eu fiquei, como tronco árido e seco, chorando o que fui, chorando o que sou, chorando o que hei de ser.
Mas o que dói é esta alegria universal, esta placidez com que a natureza vem assistir à minha morte, garrida e alegre como se fora um espetáculo. Ó mãe cruel, que não honras a morte de teus filhos com uma lágrima de dor e um suspiro de mágoa... Parece que te apraz criá-los para matá-los, produzi-los com uma ilusão, absorvê-los com um desengano, verdadeira condenação dos que não aguardavam esse desengano e acreditaram nessa ilusão..."

É a minha parte preferida!

Um comentário:

tatie disse...

bom, gostei do seu blog moça!
e o trecho de machado de assi é bem legal!
passa lá no meu:*