Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Impossível ser feliz sozinho?

Com mais de seis bilhões de pessoas, indivíduos capazes de se relacionar, amar e sentir… Como pode o mundo sofrer de solidão?

Sentir-se só não precisa, necessariamente, estar ligado ao “estar sozinho”, sem família, amigos ou companheiros. Não, a pior solidão é aquela que vem acompanhada, aquela que gera em nós diversos questionamentos interiores… “Por que tão sozinho?”

As respostas não são poucas, assim como não são poucas as causas dessa solidão. Seja qual for, ainda há um outro questionamento a ser feito… “A solidão é, de fato, o mal do século XXI?”.

Pelo sim e pelo não, as pessoas estão sozinhas. O mundo passa por uma grande mudança nas relações interpessoais, que se tornam cada vez mais impessoais.

A impressão que isso passa é que as pessoas, cansadas de lidar com perdas e decepções, estão assumindo uma postura de distância umas das outras para evitar eventuais sofrimentos.

Esse receio de se relacionar; essa solidão, gera inúmeros problemas sociais, pessoas inseguras, pessoas doentes, mas há também um outro lado, em alguns casos, a ausência de relacionamentos fixos gera a felicidade.

Há pessoas sozinhas que, muitas vezes, se encontram mais felizes do que quando estavam acompanhadas e isso ocorre pela ausência da obrigação de atender às expectativas e imposições alheias.

O fato de existirem pessoas sozinhas e felizes provavelmente sirva para mostrar que a solidão talvez não seja o mal do século XXI e sirva também para contrariar os versos de Tom Jobim.

Talvez não seja tão impossível ser feliz sozinho.

 

29 de Setembro de 2010 – Camilla de Oliveira